Canivete, Armando Júlio Chimuma


Titulo: A Inspecção escolar como mecanismo de controlo do trabalho docente: uma abordagem a partir da percepção dos professores

Autor: Canivete, Armando Júlio Chimuma

Orientador: Maria da Conceição Barbosa Mendes

Ano: 2020

Palavras-Chave: Inspecção Escolar; Inspector escolar; Trabalho docente; Mecanismo de controlo.

Resumo:

Este estudo focaliza a inspecção escolar como mecanismo de controlo e de suporte ao trabalho docente. Trata-se de um estudo de caso, com base nos testemunhos dos professores do II Ciclo do Ensino Secundário do Complexo Magistério Primário n.º 137 do Nambambi do Lubango, na Província da Huíla, realizado entre 2018 e 2020. As constatações iniciais revelaram que o trabalho inspectivo nem sempre é percepcionado como um mecanismo de verificação e de promoção da qualidade do trabalho educativo. Assim, o estudo teve como base o seguinte problema: Quais são as principais percepções e significados que os professores da escola do Magistério Primário n.º 137 do Nambambi - Lubango/Huíla conferem ao trabalho inspectivo enquanto mecanismo de controlo? O objectivo central consistiu em analisar a dimensão normativa e prática do serviço inspectivos, com base nas percepções e significações que os professores atribuem à inspecção. Optou-se por uma abordagem predominantemente qualitativa, com recurso à revisão bibliográfica, à entrevista, à observação directa, ao questionário, à análise documental e à consulta de peritos. Para a análise de dados aplicaram-se procedimentos estatísticos e análise de conteúdo. O estudo permitiu aferir que os professores da Escola do Magistério n.º 137 do Lubango-Nambambi/Huíla concebem o trabalho inspectivo na lógica da mera fiscalização e da verticalidade, o que, de certo modo, distancia os professores e o inspector escolar, limitando o potencial pedagógico do trabalho inspectivo. A proposta de estratégia de intervenção, teoricamente validada, constitui a novidade científica do estudo.