Mário, Frederico Pahula Sabonete


Titulo: A transumância e o processo de escolarização dos ovakuvale. um estudo na região do Virei

Autor: Mário, Frederico Pahula Sabonete

Orientador: Edgar Essuvi de Oliveira Jacob

Ano: 2020

Palavras-Chave: Educação, escola, kuvale e transumância.

Resumo:

O presente trabalho tem como objectivo analisar a influência da transumância no processo de escolarização dos Ovakulale no município do Virei, província do Namibe. Para o alcance deste objectivo, recorreu-se a metodologia qualitativa, mediante a aplicação de 12 entrevistas semi-estruradas a um conjunto de informantes privilegiados composto por autoridades governamentais e tradicionais, docentes, pais e encarregados de educação. Os resultados obtidos, indicam que o processo de transumância contribui para o elevado índice do abandono escolar na comunidade, o que concorre para o aumento dos níveis de analfabetismo no país. Também revelam que as autoridades tradicionais almejam o desejo de ver os descendentes desta comunidade formados, para que no futuro eles possam ocupar cargos no governo. Para as autoridades governamentais o investimento no processo de escolarização dos Ovakuvale pode contribuir, significativamente, para melhor gestão por parte dos mesmos da sua principal riqueza (o gado bovino), o que remete para a necessidade de elaboração de um calendário escolar sazonal adequado a realidade do povo Ovakuvale da região do Virei.