ConcursoPúblico - ISCED-Huíla
Perguntas frequentes

AVISO DE ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS NA CARREIRA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

Em virtude do Despacho n.º170/GAB.PR/ISCED-HUÍLA/2024 de 21 de Junho, de Sua Excelência Presidente do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, referente à abertura do Concurso Público de Ingresso Externo na Carreira Docente do Ensino Superior, e da Circular n.º 01/MESCTI/2024, e nos termos do Despacho Conjunto n.º 6/24 de 19 de Janeiro, conjugado com a Retificação n.º 11/24 de 08 de Abril, ambos do Ministério das Finanças e do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social; O Departamento de Recursos Humanos e Acção Social do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla torna pública a disponibilidade de vagas por categoria, o perfil dos candidatos e o procedimento a observar na realização do referido concurso.

Perfil do candidato

a) Ter idade entre os a 18 e os 45 anos;

b) Possuir formação na área de Ensino em que se candidata;

c) Possuir o grau académico de Licenciado (Assistente Estagiário), Mestre (Assistente) ou Doutor (Professor Auxiliar), com média igual ou superior a 14 valores;

d) Ter aprovação em Prova Pública de Aptidão Pedagógica e Científica, para os candidatos à Categoria de Assistente e Professor Auxiliar;

e) Ter pelo menos 2 (dois) artigos publicados (Para Candidatos à Categoria de Assistente e Professor Auxiliar);

f) Possuir no mínimo 3 anos de experiência como docente no Ensino Superior Público, Público Privado ou Privado;

g) Possuir habilidade na utilização de métodos de ensino inovadores, em tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem;

h) Ter conhecimentos de línguas estrangeiras (Inglês/Francês).

Número de Vagas

Curso Professor (a) Auxiliar Assistente Assistente Estagiário
Ensino da Geografia 2
Ensino da Biologia 2
Ensino da Informática 3
Ensino da Física 2
Ensino da Matemática 2
Ens. da Língua Inglesa 2
Ens. da Língua Francesa 2
Ens. da Língua Portuguesa 2
Educação de Infância 1
Ensino Primário 1
Ensino da História 2
Educ. Física e Desporto 2
Total Geral 2 5 23

Cronograma



Actividade Responsabilidade Período da Realização
Apresentação de Candidaturas Candidatos 01 a 19/07/2024
Publicação da lista provisória dos candidatos admitidos e não admitidos ao Concurso Público e à Prova Pública Comissão do Júri do Concurso Público 26/07/2024
Apresentação das Reclamações ao Júri Candidatos 29/07/2024 a 02/08/2024
Respostas às reclamações apresentadas Comissão do Júri do Concurso Público 05 a 09/08/2024
Publicação da lista definitiva dos candidatos admitidos e não admitidos ao Concurso Público e à Prova Pública Comissão do Júri do Concurso Público 21/08/2024
Realização da Prova Pública Candidatos 05 a 19/09/2024
Públicação dos Rescultados provisórios do Concurso Público e da Prova Pública Corpo de Júri da Prova Pública/ Comissão de Júri do Concurso 25/09/2024
Apresentação de reclamações ao Júri da Prova Pública e à Comissão do Júri do Concurso Candidatos 26/09/2024 a 02/10/2024
Respostas às reclamações apresentadas Corpo de Júri da Prova Pública/Comissão de Júri do Concurso 03/10/2024 a 09/10/2024
Públicação dos Resultados definitidos do Concurso Público e da Prova Pública Corpo de Júri da Prova Pública/Comissão de Júri do Concurso 10/10/2024
Remessa dos Resultados finais ao Órgão Singular de Gestão para homologação. Conselho Científico 14/10/2024

Constituição do processo de candidatura

a) Requerimento de admissão ao concurso público dirigido ao Excelentíssimo Presidente do ISCED-Huíla, solicitando a candidatura de uma vaga, indicando a área de conhecimento ou a disciplina em que se candidata (ver modelo);

b) Requerimento dirigido ao Excelentíssimo Presidente do ISCED-Huíla, solicitando a realização da Prova Pública, com o correspondente resumo ou plano de aula (aplicável aos candidatos à Categoria de Assistente e Professor Auxiliar);

c) 2 fotografias tipo passe;

d) Fotocópia colorida do Bilhete de Identidade actualizado;

e) Curriculum vitae com as cópias dos comprovativos das informações declaradas;

f) Cópia autenticada do certificado de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento acompanhada da cópia autenticada da Declaração de Reconhecimento ou Homologação de Estudos do Ensino Superior pelo INAAREES.

Composição do processo à Prova Pública de Aptidão Pedagógica e Científica

(Decreto Executivo n.º 140/21 no Artigo 9.º)


1 Na Composição do processo, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

a) Curriculum vitae, contendo, obrigatoriamente, entre outros elementos, referência à formação académica, ao percurso académico, à produção científica que representa os contributos pessoais para o avanço do conhecimento científico, tecnológico e artístico na sua área e as funções de gestão ou outras já desempenhadas;

b) Cópia de cada um dos trabalhos mencionados no curriculum vitae, com incidência sobre os últimos 3 (três) anos de serviço docente;

c) Indicação do link de acesso às publicações científicas mencionadas no curriculum vitae do candidato, que estejam publicadas numa revista científica;

d) Exemplar do trabalho escrito (aula ou aula magna) que será objecto de avaliação pelo júri da prova pública;

2. Os documentos previstos nas alíneas b) e c) do número anterior devem ser apresentados em 5 (cinco) exemplares, para a categoria de Assistente, e 7 (sete) exemplares para as categorias da classe de Professores.

3. Os candidatados podem indicar a ligação URL dos artigos publicados referenciados no curriculum vitae, dispensando-se a sua apresentação em formato físico.

Conteúdo da prova pública (Categoria de Professor Auxiliar e Assistente)

Nos termos do artigo 5.º do Decreto Executivo n.º 140/21, a Prova Pública consistirá na apresentação escrita e oral de uma aula magna, teoricamente sustentada e metodologicamente justificada, com carácter inovador, sobre o conteúdo programático de uma disciplina do curso de graduação ou de pós-graduação na sua área de formação ou de especialidade, tendo como base um tema do programa ou de uma investigação que o candidato realiza/realizou.

A aula magna deverá ser estruturada por introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. Na introdução, deverá constar a importância da temática a fundamentação do problema e os objetivos. No desenvolvimento deverá ser apresentado o exemplo de uma aula com a aplicação da metodologia proposta para dar solução ao problema de aprendizagem dos estudantes. Nas conclusões deve-se consolidar os principais aspectos abordados na aula, valorar o cumprimento do objectivo e a solução do problema. As citações e referências obedecerão a Norma APA 7.ª Edição.

Procedimentos para apresentação da prova pública

Categoria de Professor Auxiliar. Artigo 24.º do Decreto Executivo n.º 140/21

a) Apresentação da aula magna durante 40 minutos;

b) Intervenção do 1.º vogal até 20 minutos;

c) Resposta do candidato até 20 minutos;

d) Intervenção do 2.º vogal até 15 minutos;

e) Resposta do candidato até 15 minutos;

f) Intervenção do 3.º vogal até 10 minutos;

g) Respostas do candidato até 10 minutos;

h) Intervenção do 4.º vogal até 10 minutos;

i) Respostas do candidato até 10 minutos.

Categoria de Assistente

a)Apresentação da aula durante 20 minutos;

b)Intervenção do 1.º vogal até 25 minutos;

c)Respostas do candidato até 25 minutos;

d)Intervenção do 2.º vogal até 10 minutos;

e)Respostas do candidato até 10 minutos.

Procedimentos para avaliação da prova pública

Para deliberação dos resultados da prova pública, o júri deverá considerar os seguintes componentes (artigo 18.º):

a) O trabalho escrito apresentado pelo candidato;

b) O desempenho durante a apresentação oral da aula instrutiva (Assistentes) e da aula magna (Professor Auxiliar);

c) As respostas do candidato aos questionamentos do júri.

Parâmetros de avaliação da prova pública

(artigo 28.º Decreto Executivo n.º 140/21)


A avaliação do trabalho escrito da prova pública incidirá sobre parâmetros como: a estrutura lógica, o rigor na fundamentação teórica e metodológica, a actualidade e profundidade do conteúdo, a coerência entre o problema, o objectivo, os métodos, a adequação das conclusões, o carácter inovador, a clareza e correcção do texto e a pertinência da bibliografia. A avaliação da apresentação oral da aula instrutiva ou da aula magna incidirá sobre os seguintes parâmetros:

a) postura do candidato;
b) clareza na linguagem;
c) eloquência de exposição;
d) rigor científico;
e) capacidade comunicativa;
f) empatia;
g) capacidade de argumentação;
h) utilização do suporte multimédia. As respostas às perguntas serão avaliadas em função do rigor científico, a capacidade de argumentação, a clareza no discurso e o domínio do conteúdo.

Classificação da prova

(artigo 27.º Dec. Executivo n.º 140/21)


a) Cada membro atribuirá uma classificação de acordo com os parâmetros referenciados anteriormente;

b) A classificação final da prova pública é o resultado da média das avaliações feitas por cada membro do júri aos três componentes mencionados anteriormente, depois de aplicada a ponderação de 40% para o trabalho escrito, 30% para apresentação do trabalho oral e 30% para as respostas.

Resultado final da prova pública

(artigo 28.º Decreto Executivo n.º 140/21)

O resultado final será de “reprovado” quando o candidato obtém avaliação positiva em menos da metade dos parâmetros dos três componentes; “aprovado” quando o candidato obtém avaliação positiva em metade dos parâmetros dos três componentes; “aprovado com distinção” quando o candidato obtém avaliação positiva em 80% dos parâmetros dos três componentes e “aprovado com distinção e louvor” quando o candidato obtém avaliação positiva em todos os parâmetros dos três componentes.

Candidatos à categoria de Assistente Estagiário

Para os candidatos à categoria de Assistente Estagiário, a avaliação será documental e com recurso à entrevista, nos termos do Decreto Presidencial n.º 191/18 de 8 de Agosto, referente ao Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior e ao Decreto Presidencial n.º 112/24 de 17 de Maio, que estabelece os Procedimentos a observar no Recrutamento e Seleção de Candidatos na Administração Pública.

Constituição do Júri

1) António Valter Chisingui, Ph.D - Presidente;

2) Maria Isabel de Sá Galamba, MS - Vogal;

3) Sónia Maria Pereira da Costa Roque, MS - Vogal;

4) Paulino Soma Adriano, Ph.D - Vogal;

5) Carla Simões Gomes da Silva, MS - Vogal.

Impedimentos

Não são aceites, no acto de inscrição os candidatos que apresentem os seguintes documentos:

1) Certificados de estudos que habilitam o candidato ao exercicio de uma profissão diferente à da docência;

2) Declarações de frequência de curso;

3) Certificados de Habilitações Literárias do Ensino Superior concluidos no exterior do pais, sem o comprovativo de reconhecimento dos estudos pelo INAAREES;

4) Não serão permitidos, candidatos que concorram para a mudança de categoria.

Critérios de preferência

Em caso de igualdade de pontuação, ou de requisitos entre candidatos e havendo insuficiência de vagas, o Júri pode socorrer-se dos seguintes critérios para fundamentar o desempate;

1) Maior Pontuação na área de especialidade;

2) Maior experiência profissional na área em que se candidata, devidamente comprovada no momento da candidatura

3) Candidatos de menor idade;

4) Residência na Província onde as vagas são disponibilizadas;

5) Realização de nova prova (nas categoria aplicaveis).